De: Até: Em:

Um músico formador

As crianças fazem parte de um capítulo importante da trajetória de Naná Vasconcelos. Prestes a retornar ao Brasil, o percussionista decidiu envolver-se em projetos educacionais e sociais com o objetivo de inserir a música na vida dos pequenos, ensinando percussão e falando sobre temas musicais inspirados no folclore brasileiro.

Em 1994, ele firmou uma parceria com o amigo e maestro Gil Jardim, e, juntos, eles realizaram a primeira edição do projeto ABC musical, voltado para crianças de 7 a 12 anos. Uma das apresentações aconteceu às vésperas dos 50 anos de Brasília (DF), quando Naná subiu no palco com o espetáculo Língua mãe, unindo crianças de Angola, Brasil e Portugal. O projeto passou ainda por Salvador (BA), São Paulo (SP), Recife (PE) e outros países, inspirando futuros jovens músicos e destacando a importância da educação musical como uma linguagem universal que ajuda a desenvolver habilidades criativas e sociais.

Compartilhe

Naná Vasconcelos durante apresentação do projeto ABC Musical, 1994 | foto: Hans von Manteuffel

Compartilhe

Seção de vídeo

O professor Naná Vasconcelos

A esposa de Naná, Patricia Vasconcelos, a percussionista Aishá Lourenço e a multiartista Paz Brandão falam da atuação de Naná como professor tanto em oficinas e workshops quanto no cotidiano, compartilhando ensinamentos e música.

Compartilhe

"A gente podia estar embaixo de uma árvore, em uma sala ou dentro de algum espaço grande. Daqui a pouco ele fazia a gente estar dentro do Amazonas, do rio, dentro de uma chuva, junto de pigmeus. Ela fazia a gente viajar. Sempre foi muito interessante essa provocação dele."

Aishá Lourenço, percussionista e aluna de Naná Vasconcelos

Compartilhe

Naná Vasconcelos visita escolas públicas para seleção do projeto ABC musical, 1994 | foto: Hans von Manteufell

Compartilhe