Missão

brasileiro que nem eu

(…) Não vê que me lembrei que lá
[no Norte, meu Deus! (…)
Na escuridão ativa
[da noite que caiu
Um homem pálido magro de cabelo escorrendo nos olhos,
Depois de fazer uma pele
[com a borracha do dia,
Faz pouco se deitou,
[está dormindo.

Esse homem é brasileiro
[que nem eu.

 

Mário, no poema “Dois Poemas Acreanos” (“I – Descobrimento”), do livro Clan do Jaboti (1927)

Compartilhe

Seção de vídeo

Do Turista Aprendiz à Missão

João Sodré é integrante da equipe de pesquisa desta Ocupação. Doutorando e mestre em arquitetura e urbanismo, sua dissertação de mestrado “Arquitetura e Viagens de Formação pelo Brasil (1938-1962)” abrangeu a Missão enviada por Mário ao Nordeste. Acesse a pesquisa no link: http://bit.ly/12XCEQt.

Compartilhe

Mário em cadeira de lona no deck do navio Vitória, Rio Madeira, em uma das viagens descritas no livro "Turista Aprendiz" (julho/1927) | imagem: Instituto de Estudos Brasileiros

Compartilhe

os enviados de Mário

A equipe da Missão de Pesquisas Folclóricas: Martin Braunwieser, Luiz Saia, Benedicto Pacheco e Antonio Ladeira. Teatro Santa Izabel, Recife, Pernambuco (março/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

Equipe da Missão, em viagem (fevereiro-julho/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

Equipe da Missão, em viagem (fevereiro-julho/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

de saia a mário (1)

Notícias da Missão, pelo arquiteto Luiz Saia, para Mário de Andrade | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

de saia a mário (2)

Notícias da Missão, pelo arquiteto Luiz Saia, para Mário de Andrade | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

carregadores de piano

Grupo de Carregadores de Piano, em Recife, Pernambuco (18/2/1938). | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

tacaratu (PE)

Tacaratu, Pernambuco (11/03/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

brasileira

Índia em Brejo dos Padres, Tacaratu, Pernambuco (11/03/1938). | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

toré

Toré, manifestação religiosa em Brejo dos Padres, Tacaratu, Pernambuco (11/03/1938). | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

roda

Dança de roda em Patos, Paraíba (7/4/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

reis do congo

Reis do Congo, Pombal, Paraíba (11/4/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

bumba-meu-boi

Bumba-meu-boi, em Souza, Paraíba (23/4/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caboclinho

Caboclinho, em Itabaiana, Paraíba (4/5/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

nau catarineta

Grupo da Nau Catarineta, em Areias, Paraíba (8/5/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

rainha do Catimbó

Catimbó, manifestação religiosa. Rainha sentada à mesa (19/5/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

catimbó

Catimbó, manifestação religiosa (19/5/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

barca

Barca, em Torrelândia, João Pessoa, Paraíba (24/5/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

bumba-meu-boi

Bumba-meu-boi em Belém, Pará (29/6/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

bumba-meu-boi (2)

Bumba-meu-boi em Belém, Pará (29/6/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

bumba-meu-boi (3)

Bumba-meu-boi em Belém, Pará (29/6/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

babassuê

Instrumentos do Babassuê, manifestação religiosa, em Belém, Pará (7/7/1938) | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

de saia a mário (1)

Primeira parte de um aerograma de Luiz Saia, chefe da Missão, para Mário de Andrade, de 23/8/1938, com notícias da viagem | imagem: Centro Cultural São Paulo/Fundo Sociedade de Etnografia e Folclore

Compartilhe

de saia a mário (2)

Segunda parte de um aerograma de Luiz Saia, chefe da Missão, para Mário de Andrade, de 23/8/1938, com notícias da viagem | imagem: Centro Cultural São Paulo/Fundo Sociedade de Etnografia e Folclore

Compartilhe

Seção de vídeo

Estilos de Fotografia

João Sodré é integrante da equipe de pesquisa desta Ocupação. Doutorando e mestre em arquitetura e urbanismo, sua dissertação de mestrado “Arquitetura e Viagens de Formação pelo Brasil (1938-1962)” abrangeu a Missão enviada por Mário ao Nordeste. Acesse a pesquisa no link: http://bit.ly/12XCEQt.

Compartilhe

arquitetura (1)

Igreja de Santo Antônio, São Luís, Maranhão | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

arquitetura (2)

Capela em Tacaratu, Pernambuco | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

arquitetura (3)

Interior de igreja | imagem: Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderneta de campo (1)

Caderno de notas da Missão. Brejo, Paraíba (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderneta de campo (2)

Caderno de notas da Missão. Rio Tinto/Rio São Francisco, Paraíba (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderneta de campo (3)

Caderno de notas da Missão. Rio São Francisco/Baía da Traição (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderneta de campo (4)

Caderno de notas da Missão. Brejo, Paraíba (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderneta de campo (5)

Caderno de notas da Missão. Desenho de Catimbó (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderneta de campo (6)

Caderno de notas da Missão. Desenho da estrutura de um telhado (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderneta de campo (7)

Caderno de notas da Missão. Desenho de duas casas (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderno de música (1)

Anotações do maestro Martin Braunwieser, na Missão. Notações musicais da cultura popular (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderno de música (2)

Anotações do maestro Martin Braunwieser, na Missão. Notações musicais da cultura popular (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderno de música (3)

Anotações do maestro Martin Braunwieser, na Missão. Notações musicais da cultura popular (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas

Compartilhe

caderno de música (4)

Anotações do maestro Martin Braunwieser, na Missão. Notações musicais da cultura popular (1938) | imagem: João Mussolin/Centro Cultural São Paulo/Acervo de Pesquisas Folclóricas