24 DE FEVEREIRO DE 2021
18 DE JULHO DE 2021
SÃO PAULO
O batismo do Carnaval brasileiro, em um momento de confirmação da festa popular como fenômeno urbano e de multidões, não poderia vir de outra personagem da história nacional: Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga (1847-1935). Afrodescendente embranquecida pelo racismo estrutural – sua mãe era filha de uma escravizada alforriada e o pai, um militar de família tradicional –, ela detinha a transgressão e o talento necessários para abrir alas por todo o país.
Figura feminina de grande importância para a música brasileira, a maestrina Chiquinha Gonzaga pautou e documentou, ao longo do século XIX, costumes e comportamentos de um Brasil em transformação. Esteve em sintonia com os anseios e os sentimentos das camadas sociais dominadas e enfrentou a sociedade patriarcal com coragem e audácia tanto em sua vida quanto em sua carreira.
A 51a edição do programa Ocupação Itaú Cultural resgata a trajetória da compositora, marcada por escândalos sociais e opressão, pioneirismo e liberdade, paixão e reconhecimento. Esta exposição – desenvolvida integralmente durante a pandemia de covid-19 – propõe um mergulho na criação obstinada de uma artista que esteve, em certos aspectos, tão conectada com seu tempo, mas que antecipou uma série de questões que envolveriam a vida da mulher moderna. Sua prevalência no presente se expressa em sua ousadia e na presença contemporânea de artistas negros que contam sua trajetória e revivem sua obra.
Autora de um expressivo acervo musical, que percorre, mescla e faz nascer novos gêneros e ritmos, Chiquinha Gonzaga pavimentou o caminho para o surgimento de uma música eminentemente popular, recebendo em sua homenagem o Dia da Música Popular Brasileira, celebrado em 17 de outubro, data de nascimento da instrumentista.
Abram alas!
Itaú Cultural
Visite a Ocupação
Chiquinha Gonzaga
O Itaú Cultural (IC) retomou suas atividades presenciais em meados de outubro de 2020, com as visitas às mostras acontecendo mediante agendamento. A cada segunda-feira, a partir das 9 horas, o público pode agendar a visita à Ocupação Chiquinha Gonzaga via Sympla.
Conheça os protocolos de segurança adotados pelo IC e acesse aqui a cartilha que preparamos para o retorno do público. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para atendimento@itaucultural.org.br ou ligue para 11 2168-1777 (de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h; de sábado e domingo, das 11h às 17h).
Videoguia em Libras
Saiba um pouco mais sobre a Ocupação Chiquinha Gonzaga neste videoguia em Libras. O projeto Ocupação, já em sua 51ª edição, homenageia figuras importantes para a cultura brasileira. Ao longo da mostra dedicada à vida e obra da maestrina, Dona Jacira, Jup do Bairro, Beth Beli, Indira Nascimento e Fabiana Cozza unem forças e vozes para contar a história de Chiquinha e reafirmar a negritude da primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.