Ocupação

Em sua 30ª edição, o programa Ocupação Itaú Cultural penetra na vida e na obra do cartunista Glauco Vilas Boas (Jandaia do Sul, PR, 1957 – Osasco, SP, 2010) – que, com muito bom humor e um traço rápido, ao mesmo tempo simples e complexo, deu uma cara nova e uma leveza toda própria para o universo dos quadrinhos brasileiros.
 
Por meio de uma exposição – em cartaz na sede do Itaú Cultural entre os dias 9 de julho e 21 de agosto de 2016 –, de uma revista impressa e deste site, o projeto convida o público para conhecer aspectos fundamentais da trajetória do artista – dos seus anos de formação à sua conversão em líder espiritual à frente do Céu de Maria, igreja do santo-daime fundada por ele em Osasco, na Grande São Paulo.
 
Vale lembrar que o Ocupação já homenageou – em 2012 e 2014, respectivamente – a produção de Angeli e Laerte, com quem Glauco forma a santíssima trindade da HQ nacional.
 
[As tiras aqui reunidas – algumas delas finalizadas, outras inacabadas – integram o acervo mantido por Beatriz Veniss, viúva de Glauco e atual liderança do Céu de Maria.]