Ocupação

Vem a década de 1940 e, com ela, Grande Othelo sabe da demolição de um espaço de lazer para a construção da Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro. Inconformado, fala com Herivelto Martins e, juntos, criam “Praça Onze” (ou “Bom dia, avenida”), lamento em samba sobre a perda do lugar que se fez todo para o povo, a cultura afro-brasileira e a boemia. Uma das tantas canções da dupla termina com a promessa de cantar o passado dessa região. E é um compromisso semelhante que, agora, firmamos na 71ª Ocupação Itaú Cultural: cantaremos também um passado, a vida e o legado de Grande Othelo, entendendo que o que se foi ganha o presente e aponta futuros, celebrando o artista em sua potência multitalentosa, complexa, questionadora e profundamente negra.

Filho de Minas Gerais e do ano de 1915, Sebastião Bernardes de Souza Prata, ainda criança, já se dava com os palcos: quando pequeno, entrou para o circo e, tempo afora, cresceu nos vários ofícios artísticos, atravessando tragédias (prenunciadas na escolha do nome shakespeariano) e desafiando uma indústria excludente e racista. Tornou-se mestre do magnetismo cênico no teatro, no cinema e na televisão. Na música, dedicou-se, em especial, às letras dadas ao tamborim. E, na poesia, escreveu o afeto, o riso, a dor e a crítica, transformando-se na bela síntese de ator-poema, ele próprio a soma da composição de personagens e versos.

Alguns desses versos, aliás, podem ser lidos na publicação (nos formatos impresso e digital) desta mostra, exposição que conta, ainda, com um site (acesse itaucultural.org.br/ocupacao), no qual há conteúdos inéditos. Realizada em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), detentora do acervo do homenageado, a Ocupação Grande Othelo busca destacar a importância de uma obra que supera o imaginário popular, reveladora de um gênio que troca com outros talentos (da atriz Ruth de Souza à cantora Watusi, do humorista Oscarito à estrela estadunidense-francesa Josephine Baker) e representa uma identidade tão do Brasil – país que se reconhece em Sebastião tal como ele se vê na antiga Praça Onze.

 

Itaú Cultural


Ficha técnica

Concepção e realização Itaú Cultural
Curadoria Itaú Cultural
Consultoria Deise de Brito
Projeto expográfico Kleber Montanheiro
Desenho técnico Lígia Zilbersztejn
Projeto de acessibilidade Itaú Cultural 

FUNDAÇÃO ITAÚ
Presidência do Conselho Curador Alfredo Setubal
Presidência da Fundação Eduardo Saron

Comunicação Institucional e Estratégica
Gerência executiva Ana de Fátima Sousa
Coordenação de Comunicação Alan Albuquerque e Renato Corch
Edição de fotografia André Seiti e Leticia Vieira
Redes sociais Daniele Cavalcante (estagiária) e Jullyanna Salles
Comunicação Institucional Caroline Sant’Ana e William Nunes
Eventos Caroline Campos e Simoni Barbiellini

ITAÚ CULTURAL
Superintendência Jader Rosa

Curadorias e Programação Artística
Gerência Galiana Brasil
Coordenação de Programação Artística Natalia Souza
Pesquisa e produção-executiva Felipe Sales e Nadiele Sobral

Criação e Plataformas
Gerência André Furtado
Coordenação de Criação Carla Chagas
Coordenação de Produção Kety Fernandes Nassar
Captação de áudio André Bellentani (terceirizado)
Captação de imagem Murilo Alvesso (terceirizado)
Captação de imagem e edição de videoguias Murilo Alvesso (terceirizado)
Edição e finalização de áudio Ana Paula Fiorotto
Roteiro e edição de imagem Murilo Alvesso (terceirizado)
Produção audiovisual Paula Bertola
Interpretação em libras Ponte Acessibilidade (terceirizada)
Transcrição, revisão e sincronização de legendas Jacqueline Plaça (terceirizada)
Audiodescrição Iguale (terceirizada)
Edição e produção de conteúdo Heloísa Iaconis e Juliana Ribeiro
Projeto gráfico e comunicação visual Guilherme Ferreira
Produção editorial Pamela Rocha Camargo
Produção gráfica Lilia Góes (terceirizada)
Supervisão de revisão Tatiane Ivo
Revisão de texto Karina Hambra e Rachel Reis (terceirizadas)

Mediação Cultural
Gerência Tayná Menezes
Coordenação Educativa Mayra Oi Saito
Educadores Bianca Martino, Rafael de Oliveira e Edinho Santos

Infraestrutura e Produção
Gerência Gilberto Labor
Coordenação de produção de exposições Vinícius Ramos
Produção Carlos Eduardo Ferreira, Carmen Fajardo, Erica Pedrosa, Iago Germano, Rodrigo Auba (estagiário), Sarah Moreira (estagiária), Savi Albuquerque e Wanderley Bispo

Consultoria Jurídica
Gerência Julia Baptista Rosas
Coordenação Daniel Lourenço
Advogados responsáveis Carlos Eduardo do Nascimento e Matheus Matos da Paz 

AGRADECIMENTOS
Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, Alice Cristyna Portela Prata, Andrea Alves, Angela de Castro Reis, Arquivo Nacional (Fundo Correio da Manhã), Arquivo Público do Estado de São Paulo (Fundo Última Hora), Biblioteca Nacional, Carlos Sebastião Vasconcelos Prata (em memória), Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo, Centro de Pesquisa do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), Cinemateca Brasileira, Deise de Brito/Arquivos de Okan, Deise Martins, Dennis de Oliveira, Fabiano Piúba, Fábio Rodrigues, Folha de S.Paulo, Francis Wilker, Fundação Nacional de Artes (Funarte)/Centro de Documentação e Pesquisa, Glauciara Maria da Silva Prata, Hernani Heffner, Hilda Machado (Revista Alceu), Instituto Moreira Salles (IMS), Iracema Prata da Silva, Jé Oliveira, Joel Zito Araújo, Joelma Neris Ismael, José Antonio Souza Prata (Pratinha), Lucas H. Rossi dos Santos, Luciana Coutinho (Sated/RJ), Neide Veneziano, revista Manchete (Bloch Editores), Roberta Prata da Silva, Tadeu Kaçula, TV Cultura, TV Globo, Watusi e Yasmin Thayná

O Itaú Cultural (IC) e a curadoria agradecem a todos os fotógrafos que cederam imagens e a todos os artistas, sucessores e colecionadores que autorizaram a exibição e emprestaram suas obras para a exposição.

Foram realizados todos os esforços para encontrar os detentores dos direitos autorais incidentes sobre as imagens/obras aqui expostas e publicadas, além das pessoas fotografadas. Caso alguém se reconheça ou identifique algum registro de sua autoria, solicitamos o contato pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br. 

O IC integra a Fundação Itaú. Saiba mais em fundacaoitau.org.br.