Na Sala de Aula

Antonio Candido iniciou sua atividade em docência em 1942, ao concluir o bacharelado e a licenciatura em ciências sociais e filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi, a partir daquela data, assistente de sociologia do professor Fernando de Azevedo (1894-1974). Permaneceu nessa posição até 1958, período de 16 anos em que se graduou livre-docente em literatura brasileira (1945) e doutor em ciências sociais (1954).

Depois dessa experiência, lecionou literatura brasileira na Faculdade de Filosofia de Assis, em São Paulo, de 1958 a 1960. Da experiência o professor contou: “Fiz os estudos e me preparei para os muitos cursos que dei mais tarde na USP. Aprendi técnicas de análise e li muito sobre teoria literária. Foram dois anos e meio de aprendizado integral”.

Segundo um artigo do pesquisador Rodrigo Martins Ramassote – do qual extraímos a fala de Candido –, em Assis o crítico inaugurou uma prática que se tornaria padrão dos cursos que daria na USP: “Invertendo a tendência dominante nos cursos de Letras, amparada no estudo da biografia dos autores e na caracterização dos períodos literários, A. Candido priorizou o foco de ensino centrado na primazia da análise textual”.

Em 1961, retornou à USP como professor colaborador da disciplina de teoria literária e literatura comparada, área de estudos formada na instituição por sua iniciativa e que originaria o Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada dessa universidade.

Após duas atuações no exterior – de 1964 a 1966 assumiu classes de literatura brasileira na Universidade de Paris e em 1968 foi professor visitante de literatura brasileira e comparada na Universidade de Yale, nos Estados Unidos –, aposentou-se em 1978 pela USP, continuando, contudo, ligado à pós-graduação.

Antonio Candido, Educador

Nesta galeria, Antonio Candido em aula. As duas primeiras fotos o mostram na Faculdade de Filosofia de Assis. A terceira, no Congresso de Ensino Rural, em São Carlos, início da década de 1950.

Compartilhe

Seção de vídeo

Orientação

O pesquisador de literatura e música José Miguel Wisnik foi orientando de Antonio Candido durante o mestrado e o doutorado na Universidade de São Paulo (USP). O aluno conta como eram as aulas, as conversas, o convívio com o professor.

Compartilhe

Seção de vídeo

Nas Aulas, Um Pouco de Obra de Arte

O advogado Celso Lafer acompanhou um curso de Antonio Candido sobre a personagem de ficção e comenta o aspecto teatral das aulas de Candido, além do seu caráter conversador.

A Personagem de Ficção é, aliás, o título de um livro publicado em 1963 com ensaios de Antonio Candido, Anatol Rosenfeld, Décio de Almeida Prado e Paulo Emílio Salles Gomes.