Sertão

Oficina

Anotações de João sobre as oficinas realizadas no Parque Fazenda Lagoa do Nado que acabaram produzindo a peça Primeiras Estórias. Entre as perguntas propostas pelo diretor, lemos "o que é teatro" e "o que é ser ator" | imagem: Acervo do Autor

Compartilhe

Primeiras Estórias

Cena de Primeiras Estórias, adaptada e dirigida por João a partir do livro de contos homônimo de Guimarães Rosa. Montagem de Belo Horizonte (1992) | imagem: Eliane Torino e Lodônio Di Figueiredo

Compartilhe

Primeiras Estórias

Cena de Primeiras Estórias, adaptada e dirigida por João a partir do livro de contos homônimo de Guimarães Rosa. Montagem de Belo Horizonte (1992) | imagem: Eliane Torino e Lodônio Di Figueiredo

Compartilhe

Primeiras Estórias

Cena de Primeiras Estórias, adaptada e dirigida por João a partir do livro de contos homônimo de Guimarães Rosa. Montagem de Belo Horizonte (1992) | imagem: Eliane Torino e Lodônio Di Figueiredo

Compartilhe

Primeiras Estórias

Cena de Primeiras Estórias, adaptada e dirigida por João a partir do livro de contos homônimo de Guimarães Rosa. Montagem de Belo Horizonte (1992) | imagem: Eliane Torino e Lodônio Di Figueiredo

Compartilhe

Ilka Zanoto: Em Minas Gerais

Entre o Acre e Minas Gerais, João atraca-se à cosmovisão de João Guimarães Rosa e encena, em primeira mão, no Parque Ecológico Lagoa do Nado, em Belo Horizonte, e posteriormente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a égide do Sesc, o espetáculo dos mais deslumbrantes a que assisti nessas quase sete décadas de corpo a corpo com a arte teatral.

Seguindo a estratégia que tracei ao longo desta pesquisa que envolveu meses de leituras e reminiscências, uso um depoimento pessoal para ecoar o impacto sentido na época, quando assisti a Primeiras Estórias:

“Os ‘Loucos por Rosa’ da USP já têm onde encontrar, logo ali no Parque Ecológico de Campinas, as “gerais” do escritor. Se para Rosa o universo está no sertão, não menos certo que o seu é sertão anotado e, sobretudo, recriado, com todas as camadas e significação possíveis e imaginárias e mais infinitas e sublimes sobre a humana condição.”

João das Neves, homem de teatro que dessa arte tudo entende (é ator, diretor, professor, dramaturgo, poeta, cenógrafo, iluminador e adaptador), embrenhou-se há quatro anos na saga rosiana, transpondo depois para a ação dramática aquilo que nas Primeiras Estórias, de 1966, é um labirinto narrativo de abissal riqueza, aparentemente inextrincável e irredutível à lógica do palco.

Cotejando os contos de Rosa e as “recriações” de Neves, parece-me obra de mágico o ajuste perfeito: as histórias são sintetizadas, cortes são feitos, diálogos são extraídos das narrativas sinuosas, elípticas, alusivas, trechos são deslocados e, no entanto, nenhuma traição, nada se perde, conservam-se intactos a prosa especialíssima e o sentido profundo.” (Ilka Zanotto, “Montagem recria rico labirinto narrativo do texto”, O Estado de S. Paulo, 1o  de janeiro de 1996.)

Ilka Zanoto é crítica e pesquisadora de teatro. Durante as décadas de 1970 e 1980, foi voz ativa contra a repressão do período militar.

Compartilhe

Primeiras Estórias

Cena de Primeiras Estórias, adaptada e dirigida por João a partir do livro de contos homônimo de Guimarães Rosa. Montagem de Belo Horizonte (1992) | imagem: Eliane Torino e Lodônio Di Figueiredo

Compartilhe

Primeiras Estórias

Cena de Primeiras Estórias, adaptada e dirigida por João a partir do livro de contos homônimo de Guimarães Rosa. Montagem de Belo Horizonte (1992) | imagem: Eliane Torino e Lodônio Di Figueiredo

Compartilhe

Primeiras Estórias

Cena de Primeiras Estórias, adaptada e dirigida por João a partir do livro de contos homônimo de Guimarães Rosa. Montagem de Belo Horizonte (1992) | imagem: Eliane Torino e Lodônio Di Figueiredo

Compartilhe

Primeiras Estórias

Cena de Primeiras Estórias, adaptada e dirigida por João a partir do livro de contos homônimo de Guimarães Rosa. Montagem de Belo Horizonte (1992) | imagem: Eliane Torino e Lodônio Di Figueiredo

Compartilhe

Primeiras Estórias

Cena de Primeiras Estórias, adaptada e dirigida por João a partir do livro de contos homônimo de Guimarães Rosa. Montagem de Belo Horizonte (1992) | imagem: Eliane Torino e Lodônio Di Figueiredo

Compartilhe

Seção de vídeo

A Lagoa do Nado e as “Primeiras Estórias”

João das Neves é dramaturgo, ator, diretor e escritor, homenageado desta Ocupação.

Compartilhe

Seção de vídeo

Guimarães Rosa e a Inventividade do Brasileiro

João das Neves é dramaturgo, ator, diretor e escritor, homenageado desta Ocupação.

Compartilhe

Seção de vídeo

“Primeiras Estórias”: A Perspectiva do Público

Fernando Mencarelli é diretor, pesquisador e professor. Bacharel, mestre e doutor em história pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Compartilhe

Congado

Registro do congado da cidade de Oliveira (MG) | imagem: Acervo de João das Neves

Compartilhe

Congado

Registro do congado da cidade de Oliveira (MG) | imagem: Acervo de João das Neves

Compartilhe

A Santinha e os Congadeiros

Cena de A Santinha e os Congadeiros (2008), encenada por participantes do congado das cidades de Sete Lagoas e Oliveira (MG) | imagem: Acervo do Autor

Compartilhe

A Santinha e os Congadeiros

Cena de A Santinha e os Congadeiros (2008), encenada por participantes do congado das cidades de Sete Lagoas e Oliveira (MG) | imagem: Acervo do Autor

Compartilhe

Maria Lira

Imagem de divulgação de Maria Lira, de Luciano Silveira, dirigida por João e encenada pela Companhia de Teatro Ícaros do Vale, no Vale do Jequitinhonha (MG) | imagem: Acervo do Autor

Compartilhe

Maria Lira

Programa de Maria Lira, de Luciano Silveira, dirigida por João e encenada pela Companhia de Teatro Ícaros do Vale, no Vale do Jequitinhonha (MG) | imagem: Acervo do Autor