O Itaú Cultural criou, em 2009, o projeto Ocupação, com o objetivo de fomentar o diálogo da nova geração de artistas com os criadores que a influenciaram. Uma exposição física somada à imersão on-line, proporcionada pelo conteúdo aqui disponibilizado, amplia a difusão de um importante recorte da produção cultural brasileira e estreita esse diálogo. Por isso a Ocupação Itaú Cultural celebra nomes de diversos estados do Brasil e, através de livros, contos, crônicas, charges, poemas, músicas, filmes, apresenta suas biografias ao público.
A exposição que norteia a Ocupação Itaú Cultural acontece na sede do instituto, na cidade de São Paulo (SP), com possibilidade de itinerância em alguns casos, e integra uma das políticas permanentes da organização, que é a preservação da memória artística.
Outro exemplo disso é o trabalho da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras, que disponibiliza dados biográficos, imagens, vídeos e textos analíticos sobre profissionais das artes visuais, do teatro, do cinema, da literatura e das artes tecnológicas.
18 de novembro de 2023
4 de fevereiro de 2024 São Paulo
De: 18 de novembro de 2023Até: 4 de fevereiro de 2024Em: São Paulo
OcupaçãoMachado de Assis
O grande escritor de todos nós
Estamos diante de narrativas orgânicas como composição, de textos que bem sustentam impasses, que armam debates não estabilizados, livram-se de obviedades, desmontam frases feitas e, de modo irônico, desdenham de questões absolutas. Estamos diante da produção de Machado de Assis, o grande escritor de todos nós, cujo legado —para a literatura e além dela — é festejado na 61ª Ocupação Itaú Cultural. Celebrar o mestre das letras corresponde, ao mesmo tempo, a um dever e a um direito da nossa gente.
Menino de 1839 e do Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, então capital do país, Joaquim Maria Machado de Assis estreou como autor em 1864, com os versos de Crisálidas. Do primeiro até o último volume, Memorial de Aires (1908), publicado no ano de sua morte, o ficcionista construiu uma obra rica em gêneros — romances, contos, poemas, crônicas, peças de teatro, artigos —, na qual os fatos (problemáticos) são tudo; e os valores, relativos.
A escrita machadiana mobiliza e tensiona temas como a ética, a comunhão de interesses, as ordens de arranjos e caprichos, as paixões, a identificação social e a identidade do sujeito, despertando leitores com farpas ritmadas. Essas farpas, aliás, também aparecem aqui, em uma mostra que busca colocar as palavras do artista em diálogo com o hoje, evidenciando criação, criaturas e criador.
Desdobrada em uma publicação impressa e neste site (com conteúdo exclusivo), a Ocupação Machado de Assis enfatiza a negritude do homenageado por meio de entrevistas com estudiosos e outras pessoas que visitaram o universo do escritor. O projeto reúne documentos, objetos e livros, itens que, juntos, indicam que o Bruxo do Cosme Velho continua sendo leitura viva. Cada vez mais viva.
Concepção e realização Itaú Cultural Curadoria Equipe Itaú Cultural Consultoria Hélio de Seixas Guimarães, Henrique Marques Samyn e Luciana Antonini Schoeps Projeto expográfico Amanda Albino (assistente) e Francine Moura
FUNDAÇÃO ITAÚ
Presidente do conselho curador Alfredo Setubal Presidente Eduardo Saron Gerente de comunicação institucional e estratégica Ana de Fátima Sousa Coordenador Renato Corch Redes sociais Daniela Campos (estagiária), Jullyanna Salles e Victória Pimentel Identidade visual Helga Vaz Edição de fotografia André Seiti e Letícia Vieira (estagiária)
ITAÚ CULTURAL
Superintendente Jader Rosa
NÚCLEO DE ARTES CÊNICAS, LITERATURA E MÚSICA
Gerência Galiana Brasil Coordenação de literatura e música Andreia Schinasi Produção-executiva de literatura Letícia Santos e Roberta Roque Produção-executiva de artes cênicas Felipe Sales
NÚCLEO DE AUDIOVISUAL E PRODUTOS CULTURAIS
Gerência André Furtado Coordenação audiovisual Kety Fernandes Nassar Produção audiovisual Amanda Lopes Edição Karina Fogaça Captação de imagens André Seiti e Teia Documenta (terceirizada) Captação de som Raquel Vieira (terceirizada) Motion designDaniela Lima Seabra (terceirizada)
Transcrição Alume Comunicação e Acessibilidade (terceirizada) Interpretação em Libras FFomin Acessibilidade e Libras (terceirizada) Coordenação de produtos culturais Carlos Costa Edição e produção de conteúdo, edição do site e entrevistas Duanne Ribeiro, Fernanda Castello Branco e Heloísa Iaconis Supervisão de revisão Polyana Lima Revisão de texto Karina Hambra e Rachel Reis (terceirizadas) Identidade visual e projeto gráfico Mily Mabe Produção editorial Pamela Rocha Camargo
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E RELACIONAMENTO
Gerência Valéria Toloi Coordenação de atendimento ao público Tayná Menezes Equipe Alessandra Constantino, Domenica Antonio, Fabiano Nascimento, Matheus Paz, Natasha Marcondes, Victor Soriano e Vinícius Magnun Coordenação de formação Mayra Oi Saito Equipe Ana Beatriz Carvalho (estagiária), Bianca Martino, Edinho dos Santos, Edson Bismark, Elissa Sanitá, Fernanda Lopes (estagiária), Joelson Oliveira, Julia Santos (estagiária), Matheus Maia, Maya de Paiva, Mônica Abreu, Rafael Rodrigues (estagiário), Silas Barbosa (estagiário), Victória de Oliveira, Vítor Luz e Vitor Narumi
NÚCLEO DE INFRAESTRUTURA E PRODUÇÃO
Gerência Gilberto Labor Coordenação Vinícius Ramos Produção Érica Pedrosa, Fábio Marotta, Fernanda Tang e Iago Germano
NÚCLEO DE MEMÓRIA E PESQUISA
Gerência Tânia Rodrigues Coordenação Felipe Silva Lima Pesquisa Ana Constantino e Talita Lima
JURÍDICO
Gerência Anna Paula Montini Coordenação Daniel Lourenço Consultoria jurídica Matheus Matos da Paz
AGRADECIMENTOS
Academia Brasileira de Letras (ABL), Alcides Villaça, Aline Valli (Todavia), Anselmo Maciel (ABL), Casa Escrevivência, Cláudio Soares, Conceição Evaristo, Duda e Helena Ferreira (Pretinhas Leitoras), Escola Estadual Maria Trujilo Torloni, Flavio Moura (Todavia), Instituto de Estudos Brasileiros, Jeferson Tenório, Júlio César Mendonça Ferreira (ABL), Marconi Lima, Maria Oliveira (ABL), Real Gabinete Português de Leitura, Renato Ramos (ABL), Silviano Santiago e Todavia
O Itaú Cultural (IC) e a curadoria agradecem a todos os fotógrafos que cederam imagens e a todos os artistas, sucessores e colecionadores que emprestaram obras e autorizaram a sua exibição.
Itaú Cultural and the curators are grateful to all the photographers who granted images and all the artists, successors and collectors who authorized the exhibition and loaned their works to the exhibition.
O IC realizou todos os esforços para encontrar os detentores dos direitos autorais incidentes sobre as imagens/obras aqui expostas e publicadas, além das pessoas fotografadas. Caso alguém se reconheça ou identifique algum registro de sua autoria, solicitamos o contato pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br.
The institute made every effort to find the holders of copyrights on the photographed images/artworks published here. If you identify some work of you authorship, please contact us by email: atendimento@itaucultural.org.br.
Este site utiliza cookies de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando nele, você
declara estar ciente dessas condições.