23 DE OUTUBRO DE 2024
23 DE FEVEREIRO DE 2025
SÃO PAULO
Pela invenção, pela surpresa, pela alegria dos que não sabem e descobrem. Pela contribuição milionária de todos os erros, pela magia e pela vida. Inspirado nessas energizantes propostas do Manifesto Antropófago e do Manifesto da Poesia Pau-Brasil, o Itaú Cultural põe no centro do programa Ocupação o dragão devorador que os escreveu: Oswald de Andrade.
Poeta, romancista, dramaturgo, jornalista, filósofo e militante, Oswald – o nome, ao contrário do que é comum pensar, pronuncia-se “Oswáld”, com ênfase na última sílaba – é uma figura central para a cultura brasileira. Sua obra e sua verve marcam o que foi feito na literatura, no cinema, na música, no teatro e nas artes visuais no Brasil, moldando o século XX.
Nascido em 11 de janeiro de 1890 e falecido em 22 de outubro de 1954 – em 2024 completam-se 70 anos da sua partida –, Oswald perdia o amigo, mas não perdia a iconoclastia. Seja por meio de intervenções artísticas que rompiam com certo passado e anunciavam horizontes de criação – como a Semana de Arte Moderna de 1922 e a Revista de Antropofagia –, seja participando do debate público com sua crítica cultural ou sua atividade política – na coluna “Telefonema” ou no jornal O Homem do Povo, por exemplo –, o escritor viveu uma vida de contundência.
Essa trajetória múltipla e seu legado são apresentados na Ocupação por meio de documentos de época, como fotografias e manuscritos do homenageado, além das primeiras edições dos seus livros. No recorte da exposição, destaca-se o teatro de Oswald, cujo resgate, com a montagem de O rei da vela pelo Teatro Oficina em 1967, desencadeou uma revitalização do autor, potencializada também pelo Tropicalismo e pelos poetas concretos. Esse revigoramento influencia a cultura brasileira até os dias de hoje.
A Ocupação Oswald de Andrade também se desdobra em uma publicação impressa e em um site. Na publicação – nosso jornal O Oswaldo –, está em foco a produção jornalística do escritor, em especial sua cobertura cultural. Já em itaucultural.org.br/ocupacao, entre outros conteúdos, o público tem acesso a entrevistas com familiares de Oswald, textos de referência sobre ele e outros materiais que complementam a ocupação.
Itaú Cultural