De: Até: Em:

Ver com olhos livres

[...] nós, os artistas – sismógrafos sensibilíssimos dos desvios físicos da massa [...]

Oswald, no texto “Nova escola literária”, de 18 de maio de 1925, publicado em Dentes do Dragão

Compartilhe

Primeiro caderno do aluno de poesia

Compartilhe

Seção de vídeo

Ainda temos de descobrir Oswald

Membro decisivo do Modernismo brasileiro, Oswald ajudou a definir a cultura do país, desde as ações da “Semana de arte moderna de 1922” até, por exemplo, o Tropicalismo. Neste vídeo, seus dois biógrafos – Lira Neto e Maria Augusta Fonseca – e sua filha Marília de Andrade falam dessa influência e da amplitude da obra do autor, ressaltando que ainda há muito a descobrir.

Compartilhe

Memórias sentimentais de João Miramar

Compartilhe

Só o escritor interessado pode interessar.

Oswald, no entrevista “Só o escritor interessado pode interessar”, de 17 de abril de 1944, publicado em Dentes do Dragão

Compartilhe

Atelier de Tarsila

Compartilhe

Compartilhe

Por toda a terra civilizada – exceção feita dos países onde se realizou a torva experiência totalitária –, o escritor e o artista são reconhecidos como os portadores da melhor qualidade da nação. De fato, o que fica, o que permanece, o que se impõe ao futuro é ainda o que anuncia o poeta em seus versos, o romancista em suas criações, o músico, o pintor. Quando um ciclo histórico é superado, são esses homens, quantas vezes incompreendidos e perseguidos em vida, que representam o país, sua força, sua personalidade e sua alma. Mas o zelo social os descura.

Oswald, no texto “O desamparo do artista”, de 10 de fevereiro de 1944, publicado em Telefonema

Compartilhe

Novas dimensões da poesia

Compartilhe