Recomeçar, recomeçar

Publicidade, uma opção entre o cinema e o teatro

Person não tinha medo de recomeçar. E um dos seus recomeços se deu no meio da publicidade. Após o malsucedido Panca de Valente (1968), ele se viu praticamente obrigado a trabalhar em algo certamente mais rentável e passou a dirigir comerciais para TV.

“eu estava reduzido a zero, sem dinheiro, com uma filha, morando num cubículo e eu tinha que recomeçar tudo e para mim não há nenhum problema em recomeçar”, contou em entrevista ao programa da TV Cultura Luzes, Câmera, em 1975. “Eu me sinto muito à vontade de reiniciar as coisas a qualquer momento que seja necessário. É claro que, com a idade, você vai se tornando mais preguiçoso e vai lutando mais para que você não tenha que partir do zero a cada momento. Mas eu então fui pedir emprego na firma produtora de comerciais de um amigo”, completou.

Foi nessa entrevista para a TV Cultura, ao explicar o que fazia de fato nas primeiras incursões no mundo publicitário – vendia os filmes para as agências de publicidade – que Person soltou a frase que explica bem a forma irônica com a qual encarava essa atividade. Dizendo que havia virado “um vendedor com pastinha embaixo do braço”, ele contou: “Ficava nas antessalas dos mestres, dos gênios da publicidade. Todo mundo sabe disso, que não existe um publicitário que não seja gênio, não é verdade? […] Eu era muito maltratado nessas antessalas, esperava, as pessoas riam de mim”.

Depois a coisa foi crescendo. Person até reabriu a empresa que tinha – Lauper Films – e se colocou no mercado publicitário também como produtor, chegando a ter 24 funcionários. “Então um dia eu acordei e disse pro meu sócio: ‘Olha, amanhã nós temos que fechar essa firma pois ela já está se tornando uma indústria e realmente nós vamos morrer aqui fazendo filmes de trinta segundos’. E eu parei”, disse Person, no programa Luzes, Câmera.

*todos os depoimentos de Luiz Sergio Person foram retirados da transcrição contida no livro  Person por Person, com organização de Amir Labaki.

Compartilhe

Bastidores de um comercial

Jorge Bodanzky integrou a equipe de um dos comerciais dirigidos por Person | Arquivo pessoal de Jorge Bodanzky

Compartilhe

Seção de vídeo

Realidade na publicidade

Jorge Bodanzky (1942) é fotógrafo e cineasta, tendo estreado no cinema com Iracema, uma Transa Amazônica (1975). Há muitos anos, dedica-se ao gênero documentário.

Compartilhe

Bastidores de um comercial [2]

Arquivo pessoal de Jorge Bodanzky

Compartilhe

Bastidores de um comercial [3]

Arquivo pessoal de Jorge Bodanzky

Compartilhe

Bastidores de um comercial [4]

Arquivo pessoal de Jorge Bodanzky

Compartilhe

Anotações do professor

Anotações datilografadas para uma aula de produção para TV, ministrada por Person na Escola Superior de Propaganda (sem data) | Acervo da família Person