Natureza íntima

Rino Levi tinha paixão por botânica e seus projetos eram frequentemente marcados pela integração entre arquitetura e natureza. Nas residências de sua autoria, por exemplo, a vegetação ocupa espaços de destaque, tornando-se parte fundamental da vida íntima. Não à toa um dos parceiros mais constantes do arquiteto foi o artista visual e paisagista Roberto Burle Marx (1909-1994).

A natureza, nesses projetos, não é íntima apenas por se inserir em ambientes privados, mas também por ser composta de espécies de plantas naturais do Brasil. Além de dar, literalmente, mais vida às construções, essa flora nativa confere elementos genuinamente locais – uma “alma brasileira”, nas palavras de Levi – a trabalhos que integram o universo da arquitetura moderna.

Residência Olivo Gomes [São José dos Campos, 1949-1951]

Situada junto à várzea do Rio Paraíba do Sul, a casa é concebida linearmente para permitir, de seu interior, o máximo desfrute da paisagem. A colaboração de Roberto Burle Marx ocorre nos painéis em mosaico e no paisagismo dos jardins, que fazem a transição entre a casa e a mata natural no horizonte.

Compartilhe

"Na casa moderna, interior e exterior, apresentam-se em uma ligação íntima, numa continuidade ininterrupta, determinando uma unidade espacial. O homem, assim, tem maior participação com a natureza. A casa, mais aberta, torna-se mais alegre e mais humana. Maior convivência com a natureza e o hábito da vida ao ar livre, em contato com as plantas, dignificam e elevam espiritualmente o homem. O verde das plantas desperta sensação de repouso e serenidade e estimula o espírito de fraternidade."

Rino Levi, trecho de manuscrito para artigo a ser publicado no jornal Gazeta, abril de 1959

Compartilhe

Residência Castor Delgado Perez [São Paulo, 1958-1959]

A casa radicaliza e, ao mesmo tempo, relativiza a separação entre o dentro e o fora: toda fechada para a rua, protege o ambiente privado do espaço público, mas também reproduz o exterior na área interna, íntima, segura do imóvel. Nesse sentido, o projeto faz oposição a outra residência criada por Rino Levi, a Olivo Gomes, essencialmente voltada para fora.

Compartilhe

Seção de vídeo

Vegetação doméstica

A forte relação de Rino Levi com o paisagismo e a botânica é comentada pelo arquiteto Nestor Goulart Reis Filho, pelo professor Renato Anelli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU/USP), e pela filha do homenageado, Barbara Levi.