Ocupação Maria Bethânia

13 DE MARÇO DE 2024
9 DE JUNHO DE 2024
SÃO PAULO

Abrem-se aqui a roda e o coração para quem, há muito, encanta versos e caminhos: Maria Bethânia. Ícone da canção popular brasileira, ela é a homenageada da 62a edição do programa Ocupação Itaú Cultural, que, tecendo um tempo expandido, apresenta eixos constitutivos da trajetória da artista, do delicado essencial da palavra poética ao silêncio fundador da natureza. Constrói-se uma celebração íntima e coletiva, feita de alegria e coragem.

Filha de Dona Canô e Seu Zezinho, da terra de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e do ano de 1946, Maria Bethânia Vianna Telles Velloso há seis décadas dedica-se à cultura, cantando aquilo em que acredita, exímia no compromisso de costurar seu repertório com dramaturgia e emoção. Dona do próprio dom, pessoa de fé tamanha, criadora responsável e exigente, a menina dos olhos de Oyá sente o mundo com intensidade e cuidado. E convida o público a sentir também.

Público, aliás, que se renova, amplia e, nesta exposição, entra em uma trama de diálogos cujo centro corresponde à intérprete. Com curadoria de Bia Lessa e da equipe do Itaú Cultural (IC), o projeto conta com dois andares. O primeiro traz uma seleção de fotos, acompanhadas de excertos de literatura em língua portuguesa e trechos do cancioneiro nacional, vida e ofício sempre em fusão. Já no segundo piso, exibe-se uma narrativa audiovisual de conversas simbólicas entre Bethânia e outros nomes.

Além do espaço expositivo, a Ocupação Maria Bethânia está no site itaucultural.org.br/ocupacao, com conteúdo exclusivo. Em todos esses lugares, físico ou on-line, tem-se o choque, a válvula, o espasmo produzidos pela voz que carrega ventos e raios, gera faíscas no palco e incendeia plateias.

Itaú Cultural


Programação em diálogo com a Ocupação Maria Bethânia

Bloco Explode Coração [com interpretação em Libras]
quinta 14 de março de 2024 | às 20h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Reserve seu ingresso [a partir de 6 de março, às 12 horas]

Moreno Veloso [com interpretação em Libras]
sexta 15 e sábado 16 de março de 2024
às 20h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Reserve seu ingresso [a partir de 6 de março, às 12 horas]

Roberto Mendes [com interpretação em Libras]
domingo 17 de março de 2024
às 19h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares

[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]

Reserve seu ingresso [a partir de 6 de março, às 12 horas]

Ficha técnica

OCUPAÇÃO MARIA BETHÂNIA

Idealização e realização
Itaú Cultural
Concepção e curadoria Bia Lessa e Itaú Cultural
Assistente de direção Ruby Vásquez Núñez
Pesquisa audiovisual Antônio Venâncio
Assistente de pesquisa audiovisual Bernardo Tavares Rosa
Montagem de vídeos (sala Bethânia e as palavras) Ana Paula Carvalho
Arquitetura Camila Toledo
Paisagem sonora Dany Roland
Projeto de acessibilidade Itaú Cultural

FUNDAÇÃO ITAÚ

Conselho Curador
Presidência Alfredo Setubal

Presidência da Fundação
Eduardo Saron

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E ESTRATÉGICA
Gerência Ana de Fátima Sousa
Coordenação de Estratégias Digitais e Gestão de Marca Renato Corch
Edição de fotografia André Seiti e Letícia Vieira (estagiária)
Redes sociais Daniele Cavalcante (estagiária), Jullyanna Salles e Victória Pimentel
Coordenação de Comunicação Institucional Alan Albuquerque
Comunicação institucional William Nunes

ITAÚ CULTURAL

Superintendência do Itaú Cultural
Jader Rosa

CRIAÇÃO E PLATAFORMAS
Gerência André Furtado
Coordenação de Conteúdo Audiovisual Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual Júlia Sottili
Edição Richner Allan
Som direto Tomas Franco (terceirizado)
Captação de imagens André Seiti, Murilo Alvesso (terceirizado) e Richner Allan
Motion design Daniela Lima Seabra (terceirizada)
Interpretação em Libras Mão Preta (terceirizada)
Transcrição Alume Comunicação e Acessibilidade (terceirizada)
Coordenação de Conteúdo Multiplataforma Carlos Costa
Produção editorial Bruna Guerreiro
Edição e produção de conteúdo Fernanda Castello Branco, Heloísa Iaconis e Juliana Ribeiro
Supervisão de revisão Polyana Lima
Revisão de texto Karina Hambra e Rachel Reis (terceirizadas)
Tradução John Norman (terceirizado)
Projeto gráfico e comunicação visual Mily Mabe

FORMAÇÃO
Gerência Valéria Toloi
Coordenação de Mediação Cultural Mayra Oi Saito
Equipe Bianca Martino de Oliveira, Edson Bismark Peixoto Mendonça, Edvaldo Carmo dos Santos, Elissa Sanita Silva, Joelson Inocencio de Oliveira, Matheus Carmo Vieira Maia, Maya Maia de Paiva, Monica Caroline de Abreu Silva, Vitor Augusto Luz da Cruz e Vitor Narumi Kawabata

Estagiários: Ana Beatriz Francisco Carvalho, Fernanda Lopes Amorim, Julia Fernandes dos Santos e Rafael Rodrigues de Oliveira

INFORMAÇÃO E DIFUSÃO DIGITAL
Gerência Tânia Rodrigues
Coordenação de Documentação Felipe Albert
Equipe Talita Yokoyama

CURADORIAS E PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Gerência Galiana Brasil
Coordenação de Música e Literatura Andreia Schinasi
Produção-executiva (música) Sidney Rodrigues
Coordenação de Artes Cênicas Carlos Gomes
Produção-executiva Regina Medeiros

INFRAESTRUTURA E PRODUÇÃO
Gerência Gilberto Labor
Coordenação de Produção de Exposições Vinícius Ramos
Produção Carlos Eduardo Ferreira, Carmen Fajardo, Victoria de Oliveira, Érica Pedrosa, Fernanda Tang, Iago Germano, Katarina Lenomard (estagiária), Emily Cruz ( estagiária ) e Wanderley Bispo.

CONSULTORIA JURÍDICA
Gerência Julia Baptista Rosas
Coordenação Daniel Lourenço
Consultor jurídico Carlos Eduardo do Nascimento Garcia

AGRADECIMENTOS
Ana Basbaum, Carlos Dias da Silva, Cristiane Vilaronga, Denilson Pereira Ferreira, Florisvaldo Lima da Silva, J. Velloso, Mabel Velloso, Marlon Marcos Vieira Passos, Mendão Santos, Mirella Medeiros, Nau Lima, Roberto Velloso e Rodrigo Velloso.

Um agradecimento especial para Maria Bethânia Vianna Telles Velloso, nossa homenageada.

O Itaú Cultural (IC) e a curadoria agradecem a todos os fotógrafos que cederam imagens e a todos os artistas, sucessores e colecionadores que autorizaram a exibição e emprestaram suas obras para a exposição.

O IC realizou todos os esforços para encontrar os detentores dos direitos autorais incidentes sobre as imagens/obras aqui expostas e publicadas, além das pessoas fotografadas. Caso alguém se reconheça ou identifique algum registro de sua autoria, solicitamos o contato pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br.

O IC integra a Fundação Itaú. Saiba mais em fundacaoitau.org.br.

Instalação audiovisual Bethânia e as palavras (1º andar) – Créditos dos vídeos

Vídeos de Clarice Lispector, Clementina de Jesus, José Celso Martinez Corrêa e Vinicius de Moraes – Arquivo Nacional

Bethânia bem de perto – a propósito de um show (1966), direção de Júlio Bressane e Eduardo Escorel

Abraçar e agradecer (2016), direção de Bia Lessa – Biscoito Fino
Caderno de poesias (2015) – Biscoito Fino
Carta de amor (2013), direção de Bia Lessa – Biscoito Fino
Outros doces bárbaros (2004), direção de Andrucha Waddington – Biscoito Fino
O vento lá fora (2014), direção de Marcio Debellian – Biscoito Fino
Noite luzidia (2012) – Biscoito Fino
Amor festa devoção (2010), direção de Andre Horta e Lizanne Paulo – Biscoito Fino
Tempo tempo tempo (2005), direção de Bia Lessa – Biscoito Fino
Dentro do mar tem rio (2009), direção de Andrucha Waddington – Biscoito Fino
Pedrinha de Aruanda (2007), direção de Andrucha Waddington – Biscoito Fino

Festas populares da Bahia ou festas na Bahia de Oxalá (1969), direção de Ronaldo Duarte – Produções Cinematográficas RF Farias Ltda.

Certas palavras com Chico Buarque (1980), direção de Mauricio Beru – Thomaz Farkas Filmes Culturais

Patativa do Assaré: um poeta do povo (1984), direção de Rosemberg Cariri – Cariri Filmes

Maria Bethânia: música é perfume (2005), direção de Georges Gachot – Ideale Audience

Os doces bárbaros (1977), direção e produção de Jom Tom Azulay

Carioca, suburbano, mulato e malandro – João Nogueira (1979), direção e produção de Jom Tom Azulay

Karingana – licença para contar (2017), direção de Mônica Monteiro – Cine Group

Fevereiros (2017), direção de Marcio Debellian – Debê Produções

Entrevista com Margareth Menezes de 2010, direção de Marcio Debellian – Debê Produções

Maria Bethânia do Brasil (2001), direção de Hugo Santiago – Mélisande Films

Paulo César Pinheiro – letra e alma (2021), direção de Andrea Prates e Cleisson Vidal – Terra Firme

Saravah (1969), direção de Pierre Barouh – Saravah Editions

Sophia de Mello Breyner Andresen (1969), direção de João Cesar Monteiro – Alfama Filmes

Carnaval em Salvador, gravação em super-8, direção de Maria Sampaio

Chegada de Caetano Veloso a Santo Amaro (BA) após o exílio de 1972, gravação em super-8, direção de Roberto Robinson

Programa Ensaio (1999) / Homenagem a Clarice Lispector (1979) / Bethânia moderna música brasileira / Panorama com Clarice Lispector – Fundação Padre Anchieta/TV Cultura

Caetano 50 anos (1994), direção de Walter Salles e José Henrique Fonseca – Videofilmes Produções Artísticas Ltda (material gentilmente cedido)

Pan-cinema permanente (2007), direção de Carlos Nader – Já Filmes

Poema sujo (2005), direção de João Moreira Salles – Instituto Moreira Salles (IMS)

Programa Gente de expressão, entrevista com Maria Bethânia (1995) – Bruna Lombardi

Programa Hora de Naná, entrevista com Maria Bethânia (2019) – Naná Karabachian

Programa Conversa com Bial, entrevista com Maria Bethânia (2019) – Rede Globo

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