De: Até: Em:

Um novo mundo possível

acervo da família

Milton Santos recebendo o Prêmio Vautrin Lud em 1994. Considerado “o Nobel da geografia”, foi entregue a Milton durante o 5º festival internacional de geografia, em Saint-Dié-Des-Vosges, na França. O prêmio aumentou o prestígio do geógrafo, tendo grande repercussão na mídia nacional brasileira. | acervo da família

Compartilhe

“Exclusão e dívida social aparecem como algo fixo, imutável, indeclinável, quando, como qualquer outra ordem, pode ser substituída por uma ordem mais humana”

Milton Santos, no livro "Por uma outra Globalização"

Compartilhe

Seção de vídeo

O professor Milton

A geógrafa e professora Monica Arroyo e o geógrafo e educador Billy Malachias falam de suas memórias como alunos de Milton Santos, da dinâmica das aulas, da postura do professor em sala e de seu cuidado com os alunos.

Compartilhe

O legado esperançoso de Milton Santos

De cidadão baiano a cidadão do mundo, Milton teve uma trajetória profissional marcada pelo rigor metodológico, pela busca constante em entender o funcionamento do mundo através do território e de seus usos. Como professor e pesquisador, trabalhou em diversas instituições brasileiras, como a Universidade Católica de Salvador (UcSal), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade de São Paulo (USP). Internacionalmente, foi professor nas universidades de Toulouse, Bordeaux e Paris (Sorbonne), na França; e na Universidade Central da Venezuela, na de Toronto (Canadá) e de Dar Es-Salaam (Tanzânia), entre muitas outras; e ainda pesquisador no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos.

 

Além dos trabalhos acadêmicos, Milton foi consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Unesco. Também prestou consultoria na Venezuela, na Argélia e na Guiné-Bissau. Como jornalista, foi redator do jornal A Tarde, da Bahia, além de diretor da Imprensa Oficial da Bahia.

 

Intelectual premiadíssimo, Milton recebeu 20 títulos de doutor honoris causa de universidades de diversos países. O título é concedido a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação pela relevância de seus trabalhos para a sociedade. Em 1994, ele recebeu o Prêmio Vautrin Lud, do Festival internacional de geografia da França, considerado o Nobel da área. É o primeiro e único latino-americano a ser agraciado pelo prêmio até hoje.

 

Com uma trajetória de tanto prestígio, seu legado enraizou-se no imaginário brasileiro, especialmente em indivíduos, organizações e instituições engajadas na luta social. Um de seus grandes legados é a Bolsa Milton Santos, um programa criado por Marie-Hélène Tiercelin dos Santos, esposa e viúva do intelectual, de apoio financeiro a jovens estudantes da UFBA para projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O escritor e geógrafo Itamar Vieira Junior foi o primeiro aluno a ser contemplado pela bolsa.

 

Uma de suas últimas obras, Por uma outra globalização (2000) apresenta de maneira objetiva e acessível alguns dos conceitos e teorias de Milton em relação à globalização e ao período técnico-científico-informacional. Analisando as características principais do mundo globalizado, do funcionamento do mundo capitalista e de suas contradições, o autor busca entender as dores e problemas do mundo, expondo suas incongruências e paradoxos, para propor um novo caminho, mais humano e libertário, de civilização que tem na periferia do mundo seus principais protagonistas. Com uma análise que, num primeiro momento, pode parecer pessimista – por tudo o que Milton Santos revela da realidade do mundo –, a obra é um farol de esperança deixado por um dos maiores intelectuais do país e do mundo.

 

A densidade teórica e metodológica de Milton, frequentemente citada como impedimento para o acesso à sua obra, é o ponto de partida e chegada do engajamento público do pensador. Apesar de suas ideias ainda terem resistência em parte da academia brasileira, seu pensamento segue vivo fora dos muros das universidades: na luta por moradia e nos movimentos negros e pelo acesso e permanência estudantil de pessoas pretas, indígenas, pobres e periféricas.

 

Autonomeado “ativista das ideias”, o intelectual que reconheceu na periferia do mundo e nos homens e mulheres comuns a força para a transformação do mundo segue como inspiração para aqueles por quem tanto lutou.

Compartilhe

Doutor Honoris Causa

Milton recebeu 20 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades de diversos países. O título é concedido a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação pela relevância de seus trabalhos à sociedade.

Compartilhe

Seção de vídeo

Um legado de esperança

Milton Santos acreditava no papel político do intelectual, em que o entendimento do mundo possibilita a criação de caminhos para uma sociedade mais justa. O engajamento de Milton e seu legado são evidenciados neste vídeo pelos depoimentos da jornalista Nina Santos, neta do geógrafo, da geógrafa Mónica Arroyo, do escritor e geógrafo Itamar Vieira Júnior, da pesquisadora e professora Beatriz Pereira Silva e de Marie-Hélène Tiercelin dos Santos, esposa de Milton.

Compartilhe

“Há um turbilhão, há uma efervescência de baixo, que a gente não está podendo captar completamente, integralmente, mas que há, e que vai, um dia ou outro, confluir com a produção de ideias para forçar um outro caminho”

Milton Santos em entrevista ao programa "Roda Viva"

Compartilhe

acervo da família

Milton Santos com seus alunos Eliza Almeida, Mônica Arroyo, Flávia Grimm, Adriana Bernardes Fabio Contel e Lydia Antongiovanni, 1999 | acervo da família

Compartilhe

“Ao contrário do que tanto se disse, a história não acabou; ela apenas começa”

Milton Santos, no livro "Por uma outras Globalização"

Compartilhe

Seção de vídeo

O impacto da obra de Milton: Itamar Vieira Junior

Primeira pessoa contemplada com a Bolsa Milton Santos – programa de apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para jovens estudantes na iniciação científica, no mestrado e no doutorado–, o geógrafo e escritor Itamar Vieira Junior nos fala do impacto da obra de Milton Santos em sua própria trajetória profissional, de conceitos que o marcaram, do alcance da obra do intelectual na sociedade brasileira e do seu engajamento por um futuro melhor.

Compartilhe