Vlado Vive

A morte de Vladimir Herzog representou um ponto de virada para as lutas por direitos civis no Brasil. Nas décadas seguintes, sobretudo a partir do esforço de Clarice Herzog e de amigos de Vlado, foram estabelecidas a investigação e a declaração da culpa do estado brasileiro no caso; além disso, foram criados importantes instrumentos de preservação da memória e de formação, como o Instituto Vladimir Herzog (IVH). Esta seção apresenta esse legado, a continuidade da figura do jornalista na vida da sociedade brasileira.

“O mergulho nas trevas do lamento e da impotência foi tão profundo que alguns se perderam pelos subterrâneos, ficaram na margem ou escolheram as viagens permanentes. Mas muitos cansaram de se lamentar, talvez com medo de se tornarem tristes heróis de uma ‘guerra acabada’. Estão voltando a querer, isto é, estão recuperando a vontade para voltar a fazer – apesar de tudo.”

Vladimir Herzog, na epígrafe do livro Meu Querido Vlado, de Paulo Markun

Compartilhe

Seção de vídeo

Legado

A história do jornalista Vladimir Herzog não acabou com sua morte. Este vídeo trata de seu legado, que inclui um prêmio de jornalismo e o Instituto Vladimir Herzog (IVH). Com depoimentos do engenheiro Ivo Herzog, filho de Herzog e presidente do Conselho Deliberativo do IVH, e do jornalista Nemércio Nogueira, membro do Conselho Consultivo do IVH.

Compartilhe

Sobre Vlado