Um pensador do Brasil

Mario Pedrosa (1900-1981) é conhecido por suas contribuições para a crítica de arte e a política no Brasil, na América Latina e no mundo. Questionador, engajado e com ampla habilidade de articulação, ele interpretou o país, ressaltou formas de criação subalternizadas e concebeu e implementou projetos culturais que propunham uma reflexão abrangente acerca do papel das instituições.

A Ocupação Mario Pedrosa – a partir de documentos, de entrevistas com pesquisadores e conhecidos do autor, e de um painel que indica a extensão internacional de sua atuação – busca retraçar a trajetória que ajudou a formar sua visão singular.

Nascido em Timbaúba (PE), ele teve uma vida em transição: morou no Rio de Janeiro e em São Paulo, passando por Alemanha, Chile, Estados Unidos, França e Peru, entre outros países. Essas experiências, fundamentais para que compreendesse o mundo, também são marcas do exílio e das perseguições políticas que se abateram sobre ele.

Por onde passou, Mario Pedrosa teve a companhia de artistas, pensadores, críticos e políticos. Era uma pessoa que valorizava os encontros e as reflexões que surgiam deles. Seu caráter crítico, libertário e plural foi importante para que sua residência, ao lado da esposa, Mary Houston, no Rio de Janeiro, se tornasse centro de debates sobre a política brasileira e a produção de arte no mundo.

Esta mostra é a 60ª edição do Ocupação, programa do Itaú Cultural que busca aprofundar o saber sobre nomes decisivos da arte e da cultura brasileira. Navegue por este site para mais conteúdos sobre o homenageado.

Itaú Cultural

Ficha técnica

Concepção e realização Itaú Cultural
Consultoria Quito Pedrosa
Curadoria Marcos Augusto Gonçalves e equipe Itaú Cultural
Projeto expográfico Camila Schmidt e Lígia Zilbersztejn
Projeto de acessibilidade equipe Itaú Cultural

FUNDAÇÃO ITÁU

Presidente do Conselho Curador Alfredo Setubal
Presidente da Fundação Eduardo Saron

Núcleo de Comunicação Institucional e Estratégica
Gerência Ana de Fátima Sousa
Coordenação de estratégias digitais e gestão de marca Renato Corch
Edição de fotografia André Seiti
Redes sociais Jullyanna Salles e Victória Pimentel
Coordenação de comunicação institucional Alan Albuquerque
Comunicação estratégica William Nunes

ITAÚ CULTURAL

Superintendente Jader Rosa

Núcleo de Artes Visuais e Acervos
Gerência Sofia Fan
Coordenação Juliano Ferreira
Pesquisa e produção-executiva Naiade Margonar

Núcleo de Audiovisual e Produtos Culturais
Gerência André Furtado
Coordenação de audiovisual Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual e executiva Amanda L. da Silva
Edição e captação de imagem Teia Documenta (terceirizada)
Captação de áudio Raquel Vieira (terceirizada)
Coordenação de produtos culturais Carlos Costa
Produção editorial Luciana Araripe
Edição e produção de conteúdo Duanne Ribeiro e William Nunes
Supervisão de revisão de texto Polyana Lima
Revisão Karina Hambra e Rachel Reis (terceirizadas)
Tradução Guilherme Ziggy (terceirizado)
Revisão de tradução Denise Chinen (terceirizada)
Projeto gráfico e comunicação visual Estúdio Claraboia (terceirizada)
Produção gráfica Lilia Góes (terceirizada)

Núcleo de Formação e Relacionamento
Gerência Valéria Toloi
Coordenação de relacionamento Tayná Menezes
Equipe Alessandra Constantini, Domenica Antonio, Fabiano Hilario, Matheus Paz, Natasha Marcondes, Victor Soriano e Vinícius Magnun
Coordenação de mediação cultural Mayra Oi Saito
Equipe Ana Beatriz Carvalho (estagiária), Bianca Martino, Edinho dos Santos, Edson Bismark, Elissa Sanitá Silva, Fernanda Amorim (estagiária), Joelson Oliveira, Julia Fernandes dos Santos (estagiária), Matheus Maia, Maya de Paiva, Mônica Abreu Silva, Rafael de Oliveira (estagiário), Victória de Oliveira, Vítor Luz e Vitor Narumi

Núcleo de Enciclopédia e Memória
Gerência Tânia Francisco Rodrigues
Coordenação de memória e pesquisa Felipe Albert Silva Lima
Pesquisa e produção-executiva Caio Meirelles Aguiar e Laerte Fernandes

Núcleo de Infraestrutura e Produção
Gerência Gilberto Labor
Coordenação Vinícius Ramos
Produção Carlos Eduardo Ferreira Silva, Carmen Fajardo, Erica Pedrosa, Iago Germano e Katarina Lenomard

Consultoria Jurídica
Gerência Anna Paula Montini
Coordenação Daniel Lourenço
Equipe Carlos Garcia

Agradecimentos
Acervo do Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual Paulista (Cedem/Unesp), Antonio Manuel, Aracy Amaral, Arquivo do Museu da Solidariedade Salvador Allende/Fundação Arte e Solidariedade, Associação Cultural Lygia Clark, Beny Palatnik, Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, Centro de Estudos do Movimento Operário Mario Pedrosa (Cemap), Coleção Roberto Irineu Marinho, Coleção Rose e Alfredo Setubal, Christian Cravo, Dainis Karepovs, Delmar Mavignier e Sigrid Mavignier, Diana Kolker, Fabiana de Barros, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Bienal de São Paulo/Arquivo Histórico Wanda Svevo, Fundação Calder, Fundação Oscar Niemeyer, Gláucia Villas Bôas, Instituto Franz Weissmann, Isabel Pedrosa, Jones Bergamin, José Castilho Marques Neto, Lenora de Barros, Livia Pedrosa, Lorenzo Mammì, Luiz Antônio Araújo, Luiza Mader, Lula Wanderley, Marcio Doctors, Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Imagens do Inconsciente, Nina Dias, Nina Galanternick, Otilia Arantes, Paola Chieregato, Patricia Newcomer, Pollyana Quintella, Projeto Hélio Oiticica, Projeto Lygia Pape, Quito Pedrosa, Rara Dias, Ricardo Resende, Sabrina Fontenele e TV Cultura

O Itaú Cultural (IC) e a curadoria agradecem a todos os fotógrafos que cederam imagens e a todos os artistas, sucessores e colecionadores que autorizaram a exibição e emprestaram suas obras para a exposição.

O IC realizou todos os esforços para encontrar os detentores dos direitos autorais incidentes sobre as imagens/obras aqui expostas e publicadas, além das pessoas fotografadas. Caso alguém se reconheça ou identifique algum registro de sua autoria, solicitamos o contato pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br.

O IC integra a Fundação Itaú. Saiba mais em fundacaoitau.org.br.

Compartilhe